Transposição

Deputados visitam Eixo Norte da Transposição

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da água, realizou visita à barragem de Morros, no município de São José de Piranhas, Alto Sertão da Paraíba, para celebrar a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco – Eixo Norte. Os parlamentares integrantes da Frente tem acompanhado desde o início as obras que vai levar água para a população paraibana.

O evento realizado através de propositura do deputado Jeová Campos, contou com a participação de várias lideranças políticas do interior da Paraíba. Entre elas, os deputados federais: Wilson Santiago, Frei Anastácio, os ex-deputados Renato Gadelha e Chico Lopes; vereadores do Sertão da Paraíba, além do vice-presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Francisco do PT, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O presidente da Frente, Jeová Campos, ressaltou que o local, uma das regiões mais castigadas pela seca, agora é banhada pelas Águas do Rio São Francisco. “Não vou dizer que me sinto realizado porque a água está apenas chegando. É preciso agora saber o que fazer com as águas; como vai melhorar a vida das pessoas; como a agricultura familiar será projetada para um patamar diferenciado em relação ao atual momento. Como no curso do Alto Piranhas nós temos uma pequena Petrolina nossa. Então, temos muita coisa pela frente, mas a etapa principal essa foi concluída: a chegada das águas”, disse.

A obra de Transposição do Rio São Francisco iniciada em 2007, soma 477 quilômetros de extensão. “A Paraíba celebra, o Nordeste celebra e aqui eu recebo com muita alegria todos que chegam para visitar, contemplar, comemorar a chegada das águas em São José de Piranhas. É por aqui que entra a água para a Paraíba: barragem Morros, barragem Boa Vista e em seguida, pelo túnel, barragem de Caiçara. O maior túnel da América Latina e a maior barragem foram construídas aqui”, destacou o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes.

No canal do eixo norte da Transposição, as águas fluem no reservatório de Boa Vista e percorrem oito quilômetros entre a barragem de Caiçara, em São José de Piranhas e a barragem de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras. “Nós estamos celebrando está grande vitória, essa conquista, fruto de muita luta. Nós sempre acreditamos neste sonho, acreditamos que esse sonha tornar-se realidade. Aqui estão as águas do Velho Chico banhando o nosso Sertão, trazendo alegria para o sertanejo, trazendo felicidade para o homem do campo, trazendo vida porque a água é sinônimo de vida”, disse o deputado federal Frei Anastácio.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios