Empresários defenderam em reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a simplificação dos impostos no país.
O ministro recebeu em Brasília representantes do Instituto Talento Brasil, uma organização que reúne empresários, executivos, acadêmicos, entre outros.
Segundo o consultor de gestão Vicente Falconi, as empresas têm custo alto para conseguir pagar os impostos devido à complexidade dos tributos.
“Um dos empresários disse que só ele tem 29 mil taxas de imposto [de Circulação de Mercadorias e Serviços]. Cada estado tem uma taxa para cada produto diferente. Tem que ter um quadro enorme de pessoal para cuidar disso tudo”, disse Falconi.
Brasília – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fala à imprensa depois de reunião para discutir os Jogos Olímpicos 2016 (Antônio Cruz/Agência Brasil)
Henrique Meirelles – Foto: Agência Brasil
“Não houve nenhum pedido de diminuição de imposto porque a gente sabe que isso é impossível. O que a gente deseja é: mantenha-se o nível de impostos, mas simplifique-se”, acrescentou o empresário.
De acordo com Falconi, outro tema tratado na reunião com o ministro foi o projeto que define teto para as despesas federais, além da reforma da Previdência.
“O teto vai viabilizar a reforma fiscal, que é o que o Brasil precisa no momento. E a reforma da previdência é uma coisa que vai ter que acontecer”, disse ele, ao sair do Ministério da Fazenda.
Agência Brasil