Nordeste

Encontro nacional debaterá atuação das Rotas de Integração

Evento será realizado em Petrolina (PE), no dia 21 de novembro, e contará com apresentações dos polos de Biodiversidade, Cordeiro, Fruticultura, Leite e Mel

Brasília-DF – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizará, no dia 21 de novembro, o 2º Encontro Nacional das Rotas de Integração. O evento, que ocorre durante o Semiárido Show, em Petrolina (PE), tem o objetivo de promover o compartilhamento de experiências das rotas de arranjos produtivos, já implementadas pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU) e órgãos parceiros, em todo o País.

Representantes dos polos das Rotas de Biodiversidade, Cordeiro, Fruticultura, Leite e Mel apresentarão seus conhecimentos acerca da implementação do Programa, as ações em curso e resultados já alcançados. Também será debatida, com a participação de integrantes da Rota da Economia Circular, a construção de uma plataforma online para que integrantes de unidades em atuação tenham acesso a informações e tecnologias sobre recursos hídricos e energias renováveis voltadas ao semiárido.

Outro ponto de destaque na programação é o plano de trabalho para um Acordo de Cooperação que será celebrado entre o MDR e o Banco do Nordeste (BNB), a fim de os polos possam ter acesso a recursos por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) – linha de crédito destinada a fomentar e fortalecer cadeias produtivas na região Nordeste.

O 2º Encontro Nacional das Rotas de Integração Nacional conta com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do BNB. O evento é realizado pelo MDR, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Rotas

O Programa Rotas de Integração Nacional atua com redes interligadas de arranjos produtivos locais (APLs) que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados. Isso ocorre a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agência de fomento. As Rotas atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.

Atualmente, há dez tipos de Rotas: do Açaí; da Biodiversidade; do Cacau; do Cordeiro; da Economia Circular; da Fruticultura; do Leite; do Mel; do Peixe; e da Tecnologia da Informação e Comunicação. Os polos estão distribuídos nas cinco regiões do País.

Serviço

2º Encontro Nacional das Rotas de Integração Nacional

Data: 21 de novembro (quinta-feira)

Horário: a partir das 9h

Local: Embrapa Semiárido, sala Faveleira

Endereço: BR-428, Km 152 – Petrolina (PE)

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios