Nordeste

Especialista alerta para prevenção de panos brancos e frieiras no Verão

Até março, quando termina a estação, é comum o surgimento de micoses

Estamos na estação do ano em que praticamente todo mundo gosta de curtir uma praia, piscina e o sol. E é agora, no Verão, que costumam surgir, com mais facilidade, doenças de pele, como micoses. As mais comuns são as popularmente chamadas de panos brancos e frieiras ou pé de atleta e aparecem por conta da proliferação de fungos gerada pelo excesso de calor e umidade.

“Todo mundo tem no corpo o fungo que causa a pitiríase versicolor, que são os famosos panos brancos. Esses fungos habitam a pele muitas vezes sem causar problemas, mas em algumas situações eles podem se tornar patogênicos, ou seja, causar a doença. Os fatores que favorecem a infecção são o excesso de suor, desnutrição e predisposição individual. Além disso, o excesso de sol também abaixa a imunidade, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento das micoses”, explica a dermatologista Aline Marcassi, do Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN).

Os panos brancos podem se apresentar de diferentes cores no corpo (esbranquiçada, acastanhada ou avermelhada) e raramente proporcionam coceira. A especialista esclarece que o tratamento varia de acordo com extensão das manchas. Já a micose que surge nos pés, a tinha, também conhecida como frieira ou pé de atleta, pode provocar até descamação e aparecer além de entre os dedos, no cabelo e na virilha. Ela requer atenção e cuidado redobrado pois pode causar infecções bacterianas graves, como erisipela.

Dra. Aline Marcassi destacou algumas situações que devem ser evitadas para prevenir as micoses: “O excesso de suor; ficar de roupa de banho molhada o dia inteiro; usar sapatos fechados; andar descalço em beira de piscina ou vestiário público; e utilizar toalhas ou roupas emprestadas pode favorecer o aparecimento das doenças de pele. Além disso, a prevenção passa também por alguns cuidados, como sempre secar bem os pés e áreas de dobras, como a virilha, após o banho”, pontuou.

De acordo com a dermatologista do HNSN, usar calçados que favorecem a ventilação, optar por meias de algodão e trocá-las diariamente são boas medidas para evitar as frieiras. Já quanto aos panos brancos é importante secar todo o corpo cuidadosamente depois do banho e evitar roupas muito justas e sintéticas, o ideal são as 100% algodão. Esses pequenos cuidados podem parecer bobos, mas fazem diferença, alerta a especialista.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios