DestaquesEconomia

Estado recebe espaço inovador para aprendizado

Para orientar ainda mais a população sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica, a Energisa reinaugura o Espaço Energia, um museu interativo que proporciona aprendizado, visando conscientizar e transformar. Seu objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados para lidar com um futuro próximo, em que precisarão mudar seus hábitos para lidar com a tecnologia de forma sustentável.

Criado em 2005, o Espaço Energia é parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que funciona na Usina Cultural Energisa. Com a reformulação, a atração oferece aos visitantes a oportunidade de familiarização com a história da eletricidade e ensina técnicas racionais e modernas para utilização do recurso – tudo de forma lúdica e interativa.

Entre os novos atrativos estão um cinema 7D, em que é exibido um filme sobre como a energia é gerada; um jogo de dança eletrônico e educativo; um labirinto elétrico para demonstração dos conceitos de circuito aberto e fechado; um simulador de consumo de casa eficiente; uma ecobike, que transforma energia mecânica em eletricidade; além do uso de um tablet que permite ver alguns trechos em realidade aumentada expondo explicações sobre o que está sendo visto e um quiz.

Aberto à visitação do público em geral e de escolas (com horário agendado), o Espaço Energia é, inclusive, uma nova opção de atrativo turístico para João Pessoa. O local funciona todos os dias da semana proporcionando uma experiência diferente e gratuita para todos os paraibanos e também para turistas que estejam visitando o Estado.

“Nos orgulhamos em manter este espaço e reforçar nosso compromisso de ir além da distribuição de energia. A Energisa quer contribuir para o desenvolvimento do Estado, caminhando ao lado dos paraibanos e promovendo a cultura e a eficiência energética”, comenta André Theobald, diretor-presidente da Energisa Paraíba e Energisa Borborema.

A coordenadora de Projetos da Energisa, Carla Petrucci, avalia que o novo Espaço Energia será mais uma das atividades que a Energisa proporcionará ao cidadão paraibano para gerar conhecimento e conscientização quanto ao uso da energia elétrica. “Saber de onde vem e como vem ajuda as pessoas a terem plena noção do quanto seus hábitos de consumo influenciam toda a sociedade. Precisamos de cidadãos mais conscientes”, conclui Carla.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios