Educação

Estudantes podem se inscrever para o Sisu

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga no ensino público superior terão de 28 de junho a 1º de julho para se inscreverem na segunda edição de 2022 do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministério da Educação (MEC) publicou o Edital nº 57, com o cronograma e as regras para inscrição, no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (03/06).

O Sisu é um sistema informatizado que permite que o estudante, que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou nota zero na redação, se inscreva para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior (universidades, faculdades e afins). As inscrições podem ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único, sem cobrança de taxa. Nesta edição, as instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regulares da instituição.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, devendo especificar, em ordem de preferência, os tipos de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

Periodicamente, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Dessa forma, o candidato pode monitorar sua inscrição, já que poderá alterar os dados e opções de curso quantas vezes desejar. A informação existente no sistema no fim do prazo de inscrição será a considerada.

É importante destacar: a nota de corte serve apenas como referência para o candidato, não constitui qualquer garantia de seleção para as vagas ofertadas.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios