Saúde

Familiares homenageiam doadora de órgãos e emocionam profissionais

Uma doação de órgãos registrada no Hospital de Trauma de Campina Grande, emocionou os profissionais da unidade que participaram do ‘Cortejo da Vida’. Ao ser levada da UTI, onde estava internada, para o centro cirúrgico, a doadora, uma mulher de 52 anos, vítima de um AVC hemorrágico, foi acompanhada por familiares e amigos que cantaram louvores durante o trajeto.

O coro foi acompanhado pelos trabalhadores que pararam o trabalho por um minuto em respeito ao gesto. Antes de entrar no bloco para a cirurgia de retirada dos órgãos, os aplausos ecoaram pelo hospital emocionando a quem estava presente.

“Ela vai continuar aqui na Terra abençoando vidas com os órgãos que vão ser doados, e isso pra mim é o mais importante,” enfatizou o marido da doadora, Luciano Alves dos Santos. Em forma de gratidão, a equipe da Central de Transplantes também entregou uma carta de agradecimento aos familiares e a ‘plantinha da vida’.

“A gente se emociona porque compreendemos o momento de dor que a família está passando em perder alguém que amava, e ao mesmo tempo somos muito gratos pelo gesto tão nobre e humano de pensar em salvar vidas através da doação de órgãos,” destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.

O fígado doado foi implantado em um paraibano de 21 anos, e as córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos.

Essa foi a oitava doação registrada em 2022 no Hospital de Trauma de Campina Grande. Este ano na Paraíba já foram feitos 163 transplantes e 472 pessoas ainda aguardam na fila de espera por um órgão ou tecido.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios