Educação

Fórum Nacional de Controle debaterá o acesso à inovação pelas escolas brasileiras

Estão abertas as inscrições para o 4º Fórum Nacional de Controle, que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro no Tribunal de Contas de União (TCU). Online, o encontro deste ano tem como tema a A Inovação em prol da Educação no Brasil e é aberto a pesquisadores, acadêmicos, professores, empresários, estudantes, gestores públicos e todos os interessados no debate.

O Ministro do TCU Augusto Nardes, que coordena o encontro desde 2017, destaca que o objetivo do Fórum é integrar as instituições de controle, além de órgãos de todas as esferas administrativas e da sociedade civil na busca de soluções inovadoras e na disseminação de boas práticas para a administração pública. Nardes destaca ainda que o evento é uma oportunidade ímpar para que prefeitos e vereadores eleitos no último pleito se familiarizem com os desafios da gestão na educação alinhada às novas tecnologias.

“Existem hoje no Brasil cerca de 180 mil escolas de ensino básico, sendo aproximadamente 150 mil públicas. Dados do TIC Educação 2019, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontam que apenas 14% das escolas municipais e estaduais tinham ambiente ou plataforma virtual de aprendizagem antes da pandemia. O acesso à tecnologia e à inovação na educação não é mais uma opção. É uma realidade que deve ser pensada e tratada com urgência”, destaca o ministro.

Neste ano, o Fórum de Controle está dividido em sete painéis que abordarão assuntos como: os desafios, as perspectivas e as boas práticas da educação digital; infraestrutura e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); e o aproveitamento de talentos para a melhoria da competitividade. As soluções inovadoras para a educação, tendo como experiência o que é vivido na pandemia, também terão destaque.

A integração dos órgãos de controle, com foco no Projeto Integrar, e a busca da competitividade por meio da integração entre universidades e empresas ainda farão parte das discussões.

O 4º Fórum Nacional de Controle é um evento gratuito e aberto a todos os interessados. Este ano, além do Tribunal de Contas da União, o encontro tem o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Controle Interno (Concaci), Controladoria-Geral da União (CGU) e Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

Para fazer sua inscrição e acessar a programação completa, clique aqui

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios