Economia

Gervásio diz que privatização da Eletrobras trará aumento de tarifa

O deputado federal Gervásio Maia (PSB), lamentou, nesta quarta-feira (18), a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), da segunda e última fase da privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. 

Para o vice-líder do PSB na Câmara dos Deputados, a privatizacão da estatal pode significar um aumento de tarifa para o consumidor. 
“Ao privatizar a estatal, o Brasil abdica da soberania, perde competitividade e penaliza os consumidores, que vão pagar a conta desse absurdo”, lamentou Gervásio Maia. 

Levantamento do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico) mostra que o preço estipulado pelo governo brasileiro para a venda da Eletrobras, de cerca de US$ 10 bilhões, chega a ser 15 vezes inferior a semelhantes estrangeiras.

“Não podemos dar de presente nossa empresa estratégica, responsável pela geração de energia do país pela metade do preço. Bolsonaro trabalha para desmontar o país”, disse Gervásio durante fala na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. 

A Eletrobras (ou Centrais Elétricas Brasileiras), ligada ao Ministério de Minas e Energia, responde por 30% da energia gerada no País. A proposta de privatização foi entregue ao Congresso pelo governo Temer, em 2017. Dois anos depois se tornou prioridade do governo Bolsonaro, que espera concluir a venda ainda neste ano.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios