Saúde

Gervásio pede que Ministério envie kits para diagnóstico do coronavírus na Paraíba

O deputado federal Gervásio Maia (PSB/PB) enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que a Paraíba receba kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o COVID-19. A solicitação do parlamentar acontece depois do anúncio do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que 10 mil kits de diagnóstico estão sendo distribuídos aos LACENs dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A Paraíba, de acordo com o site do Ministério da Saúde, estaria fora desse planejamento. Atualmente, somente laboratórios de três estados – São Paulo, Pará e Goiás – realizam o diagnóstico, além da própria Fiocruz.

“Solicitamos que o Ministério da Saúde inclua nosso estado com urgência para receber os kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o COVID-19. O Governo Federal tem a obrigação de providenciar imediatamente a fabricação ou importação desses kits, em quantidade suficiente para realizar quantos exames sejam necessários em todos os estados do país”, destacou Gervásio Maia.

Na Paraíba, de acordo com o IBGE, em 2016, 11,4% da população era de idosos, a maior nos estados do Nordeste. Grupo, que segundo a Organização Mundial de Saúde, têm maior chance de ter complicações se forem infectadas pelo novo coronavírus.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios