Nordeste

Governo conclui limpeza e desobstrução do Canal da Redenção

OGoverno do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), concluiu o trabalho de limpeza e desobstrução dos túneis do Canal da Redenção, no Sertão paraibano. A ação foi executada em parceria com o Distrito do Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa (DPivas), que congrega 176 pequenos irrigantes, e empresas que fazem o uso da irrigação, com água que vem pelo canal, do Açude Mãe D’água, em Coremas, até Sousa, percorrendo 37 quilômetros.

De acordo com o secretário da Seirhma, Deusdete Queiroga, a comissão do DPivas procurou o órgão e solicitou melhorias no Canal da Redenção, como desobstrução dos túneis e um trabalho por meio de consultoria técnica para dar estabilidade ao funcionamento. “De imediato convoquei o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, para que fossem adotadas as providências em parceria com o DPivas. Foi solicitada também a melhoria das estradas que compõem o perímetro irrigado das Várzeas de Sousa. Já conversamos com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER), para que seja viabilizada a ação”, disse o secretário.

A ação objetiva dá vazão ao canal e contou com a assistência técnica da Aesa, que também está elaborando projeto para execução de serviço de recuperação da estrutura dos túneis. O órgão efetuou também o serviço de roço das margens e limpeza do canal em toda sua extensão e planeja para o próximo ano a recuperação das placas de concreto.

Conforme Porfírio Loureiro, a ação beneficia cinco comunidades ao longo do canal, além da geração de emprego e renda aos moradores dos municípios de Coremas, Aparecida e Sousa, assim como o abastecimento da cidade de Aparecida. Para esse segundo semestre o canal já está desobstruído para atender aos irrigantes. Os recursos para a ação são oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios