Destaques

Justiça Eleitoral registrou 370 pesquisas de intenção de voto

A Justiça Eleitoral contabilizou o total de 370 pesquisas sobre intenção de votos para os cargos de prefeito e vereador, que serão eleitos no dia 2 de outubro.
Desde 1º de janeiro deste ano, as empresas e entidades que registraram estudos estatísticos, relativos às eleições municipais de 2016, foram obrigadas a registrar as respectivas informações junto ao órgão com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação. A ação tem como base a Lei das Eleições/ nº 9.504/97 – artigo 33.
O cronograma está de acordo com a resolução TSE nº 23.453, de 15 de dezembro de 2015, que também estabelece que as entidades devem realizar a ação por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais – PesqEle. A ferramenta pode ser acessada pela internet, a qualquer momento, independente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais.
Entre as informações que precisam ser preenchidas no cadastro, constam o valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; a metodologia e o período de realização da pesquisa; o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho a ser executado.
Outros critérios que devem ser incluídos são nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados; sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; quem pagou pela realização do trabalho e seu número de inscrição no CPF ou no CNPJ; cópia da respectiva nota fiscal; nome do estatístico responsável pela pesquisa e o número de seu registro no Conselho Regional de Estatística competente; indicação do município abrangido pela pesquisa, bem como dos cargos aos quais se refere.
Caso a pesquisa envolva mais de uma cidade, a entidade ou a empresa deverá realizar um registro para cada município abrangido. As pesquisas poderão ser divulgadas até o dia da eleição, conforme prevê o Calendário Eleitoral.
Ainda que as empresas tenham feito cadastro nesse sistema em eleições anteriores, o cadastro para as eleições deste ano deve ser efetuado novamente na plataforma.
Acesso às pesquisas
Os interessados em acessar as pesquisas podem consultar o site do TSE. Na página, estão disponíveis as informações de cada estatística de acordo com o município registrado. É possível fazer a busca pelo nome da cidade.
A Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas nem gerencia ou cuida da divulgação. Qualquer questionamento referente ao estudo deve ser feito por meio de representação, que será analisada pelo juiz eleitoral da localidade em que a pesquisa foi realizada.
TSE
Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios