As questões relacionadas à Síndrome de Down devem ser discutidas, em audiência pública, prevista para quinta-feira (23), às 10h30. A discussão foi proposta pelo vereador Thiago Lucena (PMN) em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.
“O objetivo da audiência pública é dar visibilidade ao tema, reduzir o preconceito e debater as questões como acessibilidade e o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, em especial, nos órgãos públicos municipais, bem como debater com as famílias e entidades as dificuldades daquelas pessoas que possuem parentes portadores da Síndrome. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a Síndrome não as define”, justificou o propositor.
O parlamentar ainda destacou que o dia 21 de março foi “inteligentemente escolhido” porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo de número “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a Síndrome, aparece com “três” exemplares (trissomia).