DestaquesSaúde

Deputado cobra ao Governo do Estado reposição de insulina

O deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta terça-feira (14), para demonstrar sua preocupação com a falta de medicamentos na Saúde Estadual, cobrando do Governo do Estado o reabastecimento urgente de insulinas para distribuição aos pacientes portadores de diabetes.

Segundo Janduhy, os portadores de diabetes da Paraíba voltaram a enfrentar dificuldades para receber gratuitamente insulina Lantus por parte do Governo do Estado, que há mais de um mês não distribui a quem mais precisa. Diversos pacientes procuraram o parlamentar para pedir ajuda, no sentido de cobrar a reposição dos medicamentos nos pontos de distribuição que estão desabastecidos para que sejam evitados riscos aos pacientes já debilitados. “No Cedmex, da Secretaria Estadual de Saúde, a insulina Lantus está faltando há mais de um mês e, a Novorapid, está em falta há mais tempo ainda. Quem precisa dos dois tipos de insulina e toma em média de três a quatro doses diária está seriamente prejudicado. Um portador de diabetes revelou, ao me procurar nesta Casa, que fez a denúncia e procurou o Ministério Público Estadual.

Ele relatou que tinha acabado de sair do Cedmex e lá foi dito que não há o medicamento e, muito menos, previsão para o reabastecimento”, afirmou Janduhy. Muitos pacientes não tem condições financeiras de comprar, pois cada caneta de insulina custa em média R$ 150 na rede privada e o Novorapid tem o valor de R$ 45. Sem falar nos insumos como agulhas e fitas para medir a glicemia diariamente.

“Então, fica o nosso apelo aqui na Assembleia e, inclusive, ao deputado Hervazio Bezerra, líder do Governo, para que junto à Saúde Estadual solucione esse grave problema da falta de medicamentos de uso contínuo que é um direito do cidadão e não pode estar faltando na Paraíba. Espero que sejam tomadas as devidas providências urgentemente para não prejudicar ainda mais quem precisa”, destacou Janduhy.
ascom

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios