DestaquesEconomia

Mercado melhora projeções para inflação pela 5ª semana

O mercado financeiro melhorou as expectativas para a inflação pela quinta semana consecutiva. Com essa nova correção, os analistas passaram a esperar que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) termine o ano pouco acima da meta, em 6,52%.

O dado é parte do Boletim Focus, uma publicação semanal na qual o Banco Central reúne as projeções de cerca de 100 analistas para a economia. O documento é divulgado toda segunda-feira.

No Brasil, o BC tem a missão de fazer com que a inflação fique em 4,5% ao ano. A instituição, no entanto, tem uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite máximo de tolerância é uma taxa de 6,5%.

Para dezembro, o mercado financeiro projeta um IPCA de 0,52%. Caso esse valor se confirme, o IPCA do ano fecha em 6,52%. No entanto, entre os mais otimistas entrevistados para o Focus, a projeção é de que a inflação do último mês de 2016 fique em 0,32% – se essa taxa se confirmar, a inflação ficará dentro da meta, em 6,31%.

Alimentos mais baratos

O resultado dessa semana também é importante porque mostra o quanto a inflação desacelerou principalmente com a queda do preço de alimentos, o que fez com que o indicador ficasse dentro ou muito próximo ao objetivo perseguido pelo Banco Central.

No momento mais pessimista, no fim de fevereiro, as projeções indicavam que o IPCA do ano terminaria em 7,62%, de lá para cá, essa taxa caiu seguidamente.

Portal Brasil, com informações do Banco Central e do IBGE

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios