DestaquesTransposição

Ministério da Integração diz que o Eixo Leste tem 96,4% concluídos

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do Governo Federal. A atualmente o empreendimento apresenta 94,66%, sendo 93,4% no Eixo Norte e 96,4% no Eixo Leste. Os dados são referentes aos avanços registrados em dezembro de 2016.
 
O Ministério da Integração Nacional já acionou os motores de três Estações de Bombeamento (EB) do Projeto de Integração do Rio São Francisco: EBV-1 e EBV-2, no Eixo Leste, e a EBI-1, no Eixo Norte.  A água do Velho Chico já percorre parte das estruturas de engenharia dos eixos Norte e Leste do empreendimento.
 
Para aperfeiçoar o gerenciamento, o Governo Federal implantou, em 2011, novo planejamento, com outro modelo de monitoramento, licitação e contratação para os seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L).
 
As Metas de Execução (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L) são compostas pelos antigos 16 lotes de obras.
 
META 1L – Meta Piloto (16 quilômetros): Compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias, ambos em Floresta (PE). A Meta 1L apresenta 98,7% de conclusão. As obras estão localizadas em Floresta (PE).
 
META 2L – (167 quilômetros): Inicia na saída do reservatório Areias, em Floresta (PE), e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). A Meta 2L apresenta 96,2% de execução física. As obras passam pelos municípios de Floresta (PE), Custódia (PE) e Betânia (PE).
 
META 3L – (34 quilômetros): Este trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB). A Meta 3L apresenta 96,1% de execução física. As obras passam pelos municípios de Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).
 
META 1N – (140 quilômetros): Vai da captação do Rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE).  A Meta 1N apresenta  92,2% de execução física.  As obras passam pelos municípios de Cabrobó (PE), Terra Nova (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE).
 
META 2N – (39 quilômetros): Começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE). A Meta 2N apresenta 95,3% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Jati, Brejo Santo e Mauriti, no estado do Ceará.
 
META 3N – (81 quilômetros): Estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). A Meta 3N apresenta 95,1 % de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB).
 
Confira o mapa da obra.
 
Mão de obra
Na reta final, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui em torno de 5,6 mil trabalhadores contratados para atuarem nos dois eixos de transferência de água – Norte e Leste. São mais de 2,3 mil máquinas em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento.
 

Ministério da Integração

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios