Ministro da Integração visita as obras da Transposição
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoria o percurso da água do Rio São Francisco pelas primeiras estruturas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ele vai inspecionar, nesta terça-feira (17), a conclusão das obras em todo o trecho, desde o reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), onde é feita a captação. Já nesta quarta-feira (18), o ministro vem à Paraíba para vistoriar o trecho da adutora e Monteiro, estrutura final do Eixo Lesta. Da adutora a água seguirá pelo rio Paraíba e vai atender as cidades de Monteiro e Campina Grande ainda no primeiro trimestre.
No sertão pernambucano, no Reservatório de Braúnas, o ministro Helder Barbalho acompanhará a montagem das motobombas flutuantes disponibilizadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para garantir a chegada da água do Rio São Francisco aos estados da Paraíba e de Pernambuco. As bombas possuem, juntas, 1.800 metros de tubulação, com um metro de diâmetro.
A comitiva do Ministério da Integração Nacional irá fiscalizar o funcionamento da captação do reservatório de Itaparica, o caminho percorrido pela água até chegar à primeira Estação de Bombeamento do eixo (EBV-1) e sua passagem pelo Aqueduto da BR 316 e pelo Reservatório de Areias – estruturas que estão no trajeto até a segunda Estação de Bombeamento (EBV-2), em Floresta (PE).
As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais elevado. Ao todo, o Eixo Leste possui seis estações distribuídas nos 217 quilômetros de comprimento. Essas estruturas elevarão a água do rio em mais de 300 metros acima do nível do São Francisco.
Nesta quarta-feira, a comitiva do Ministério da Integração Nacional fiscalizará o restante das estruturas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Em Floresta, Custódia e Sertânia (PE), serão inspecionadas as últimas quatro estações de bombeamento (EBV-3, 4, 5 e 6). Já na Paraíba, serão verificados o Túnel Giancarlo e a Adutora Monteiro.