Governo

Plano Diretor: Secretarias fazem levantamento da Zona Rural

O secretário de Agricultura e Abastecimento de Campina Grande (Seagri), Renato Benevides Gadelha, participou de reunião com diretores, coordenadores, gerente e técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan), cujo titular é o advogado Diogo Flávio Lyra Batista, com o objetivo de discutir critérios de modo que a Zona Rural venha a ser, efetivamente, contemplada pelo Plano Diretor que atualmente está sendo elaborado para o município.

Pelos dados preliminares levantamentos pelos técnicos da Seplan e da Seagri, algumas áreas do território de Campina Grande, atualmente tidas como de Zona Rural, estão se transformando em trechos urbanos. Segundo os técnicos, a partir desta constatação, é preciso que se inclua o Plano Diretor do município a garantia de uma relevante prestação de serviços às suas respectivas comunidades, particularmente nos setores de saúde, educação e transporte.

Uma dessas áreas, objeto de discussão durante a reunião, é a que liga a Alça Sudoeste ao Distrito de Catolé de Boa Vista, cujo número de casas e, consequentemente, de moradores, tem aumentado de forma vertiginosa, ocupando as duas margens da rodovia 138-PB.

Além desse trecho e dos próprios Distritos,outros pontos da Zona Rural de Campina Grande, a exemplo dos assentamentos de agricultores, conforme pontuou o secretário Renato Gadelha, também devem receber atenção especial do Plano Diretor ora em elaboração, vez que a densidade demográfica vem aumentando de forma considerável.

O secretário Renato Gadelha disse que esse trabalho de disciplinamento de áreas feito pelas Pastas do Planejamento e da Agricultura vai proporcionar uma maior integração entre as Zonas Urbana Rural e, com isso, possibilitar uma administração mais descentralizada para melhor atender as comunidades. Ainda de acordo com explicações dos técnicos, todo o entorno de Campina Grande de até um quilômetro da periferia da cidade, que há bem pouco tempo era considerado como área rural, agora é tido como urbana.

Além dos secretários Renato Gadelha e Diogo Flávio, participaram da reunião a arquiteta Morgana Targino de Oliveira, o engenheiro José de Sousa Ribeiro, o coordenador Murilo Bruno Cabral, os diretores Rodolfo Saul Rojas Targino e Alexandre Manoel de Araújo e a gerente Socorro Martiniano Leite, todos da Seplan.

Uma vez concluídos os estudos sobre as definições de metas para a Zona Rural como parte da elaboração do Plano Diretor, um relatório será apresentado ao prefeito Romero Rodrigues, a quem compete aprová-lo integralmente ou processar as modificações que entender serem necessárias.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios