Política

Procuradora do MPF receberá titulo de cidadã campinense sexta-feira

Atendendo a uma propositura do vereador João Dantas e do deputado rstadual Tovar Correia Lima, a Câmara Municipal de Campina Grande realizará uma sessão solene na próxima sexta-feira (29), às 19:30hs, para entrega do Titulo de Cidadã Campinense à Procuradora do Ministério Público Federal,  Acácia Soares Peixoto Suassuna.

A homenagem foi apresentada em 2014 pelo então vereador Tovar Correia Lima e com a sua ascensão à Assembléia Legislativa, coube ao vereador João Dantas fazer a entrega da comenda.

Acácia Soares Peixoto Suassuna nasceu em Fortaleza, no dia 18 de julho de 1977. É filha de Cid Peixoto do Amaral e Marta Maria Soares Teixeira. É casada com Brâncio Barreto Suassuna, juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Campina Grande, com quem tem uma filha, Clara Soares Barreto Suassuna.

Concluiu o ensino médio em 1994, e aos 17 anos iniciou o curso de Direito na Universidade de Fortaleza. Durante todo o período acadêmico, sempre se identificou com o Ministério Público, tendo estagiado no Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e no Ministério Público do Trabalho, todos através de aprovação em concurso prestados para seleção de estagiários de provas e títulos. Também foi aprovada no concurso para seleção de estagiários da Procuradoria Geral do Estado, do Banco do Nordeste e da Fundação da Criança da cidade.

Em dezembro de 1998, aos 21 anos, concluiu o curso de Direito, tendo, em seguida, sido aprovada no V Curso de Aperfeiçoamento de Magistrado (Pós-Graduação lato sensu), promovido pelo Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e a Fundação Paulo Bonavides, com apresentação, ao final do Curso de Especialização, de monografia com o tema Ministério Público, um Agente Político em Evolução.

Em abril 2000, aos 22 anos, foi aprovada para o Concurso Público de Provas e Títulos de Ingresso na Carreira do Ministério Público da Paraíba. Enquanto não foi nomeada, continuou prestando outros concursos, tendo sido aprovada em 1º lugar no Concurso Público para Professor Substituto de Direito Processual Penal I realizado pela Universidade Federal do Ceará; aprovada no concurso para o cargo de Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em 1998; aprovada no Concurso Público para Técnico Processual, privativo de bacharel em Direito, do Ministério Público da União, em 1999; aprovada nos concursos públicos para provimento de cargos de procurador jurídico dos municípios de Horizonte e Pacatuba no Ceará, em 1999.

Lecionou Direito Constitucional e Processo Penal em Cursos Preparatórios para Concursos de nível médio e superior no Cursos Professor Manoel Ribeiro e Colégio Tiradentes, no período de 2000 a 2002, e na Escola Superior de Magistratura do Estado da Paraíba em 2004/2005.

Em abril de 2002, aos 24 anos, foi nomeada Promotora de Justiça no Estado da Paraíba, tendo a cidade de Água Branca sido sua primeira Comarca, seguida por Coremas, com posterior promoção para 2ª entrância na cidade de Cajazeiras.

Aprovada no ano de 2002 no 19º Concurso Público para o cargo de Procurador da República, tomou posse no Ministério Público Federal em 10 de fevereiro de 2003, aos 25 anos, sendo lotada inicialmente em Goiânia/GO.

Em fevereiro de 2004, foi removida para a cidade de Campina Grande/PB, onde permanece até hoje. Atualmente, além das atividades inerentes ao cargo, é representante da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal no Estado da Paraíba e participa do Grupo de Trabalho GT-Saúde, também da 1ª CCR.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios