Nordeste

Produção de caprinos e ovinos no Semiárido recebe apoio de R$ 426 mil

Aprodução de caprinos e ovinos no Semiárido brasileiro ganha novo incentivo a partir de convênio assinado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que garantirá R$ 426 mil em recursos para o desenvolvimento de atividades na Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí, fortalecendo a rede de inovação dos polos do programa Rota do Cordeiro, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os recursos, financiados pela Sudene, serão utilizados para ações de melhoramento genético, sanidade animal, nutrição animal, segurança alimentar de rebanhos e capacitação de técnicos nos polos de atuação do programa, além da instalação de um núcleo avançado da Embrapa Caprinos e Ovinos no estado da Bahia.

“É um prazer estabelecer esta parceria com a Embrapa para melhor fomentar pesquisa e desenvolvimento. Espero que seja a primeira de muitas”, afirmou o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, que também levantou a possibilidade de, no futuro, lançar edital específico de financiamento para pesquisas relacionadas às atividades de caprinocultura e ovinocultura.

As ações beneficiarão produtores rurais dos polos do Vale do Itaim (PI), Vale do Jacuípe (BA), Cariri Paraibano/Sertão Pernambucano, selecionados pelo estágio de organização que alcançaram a partir da infraestrutura de abate em funcionamento ou de coleta/processamento de leite caprino. Todos eles possuem também cooperativas de produtores estruturadas, que colaboram nos processos de inovação em outros projetos e programas com participação da Embrapa.

Rota do Cordeiro

A Rota do Cordeiro surgiu em 2012, a partir de cooperação entre Embrapa Caprinos e Ovinos e o então Ministério da Integração Nacional. O programa tem como objetivo profissionalizar as atividades de ovinocultura e caprinocultura no Semiárido, articulando produção, processamento e comercialização de produtos.

A Rota do Cordeiro faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que atua com redes interligadas de arranjos produtivos locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos rurais.


Com informações da Embrapa

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios