Educação

Programa incentiva participação das famílias nas escolas

Uma escola de portas abertas não só para os alunos, mas também para os pais dos estudantes. Essa é a proposta do Programa Educação e Família, lançado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Em um primeiro momento, foram selecionadas 5.755 escolas públicas de educação básica para participar do programa. A ideia é fazer com que as famílias dos alunos estejam cada vez mais presentes para participar de atividades como visitas guiadas, oficinas e palestras.

“O maior objetivo desse programa é contribuir com o sucesso do aluno, unir com maior força os atores que apoiam o projeto de vida do estudante, ou seja, a família e a escola”, afirmou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação Básica do MEC, Renato de Oliveira Brito. 

Plano de ação

Ainda neste ano, o Ministério da Educação vai destinar R$ 16 milhões para as ações, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Educação e Família). Em 2022, serão selecionadas mais de 17 mil escolas.

As escolas deverão elaborar um Plano de Ação de acordo com as orientações estabelecidas pela Secretaria de Educação Básica que busquem fomentar ações que valorizem a participação da família na vida escolar e no projeto de vida dos estudantes. Além de indicar como será realizado o acompanhamento da execução para que se possa atingir os melhores resultados serão definidos no plano.

O Programa Educação e Família será implementado, monitorado e avaliado por meio da colaboração entre União, estados, Distrito Federal e os municípios.

“Quando a família se interessa mais pelos assuntos da escola, oferecendo um suporte ao aluno nessa caminhada, estabelecendo um horário para os deveres de casa, perguntando sobre as aulas, sobre as dificuldades, os progressos, tudo isso aumenta a autoestima desse indivíduo”, ressaltou o diretor. 

Conselho Escolar

O programa visa também fortalecer o Conselho Escolar, que é o órgão tomador de decisões realizadas em uma escola. Ele é formado por representantes de alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa.

“Atualmente, as famílias têm muito espaço na escola se comparado com o passado. Uma prova disso é a existência dos Conselhos Escolares. No entanto, é sempre necessário incentivar essa participação e qualificar para que ela ocorra de forma cada vez mais ativa e espontânea”, concluiu Renato de Oliveira Brito.

Clique Escola

Outro ponto importante do Programa Educação e Família será a ampla divulgação do Aplicativo Clique Escola. O aplicativo visa facilitar e incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade às principais informações educacionais e financeiras da escola, além de notícias sobre educação. 

O aplicativo está disponível nos sistemas IOS e Android. 

Clique aqui para baixar 

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios