Educação

Programa investe na formação de professores para reforçar a alfabetização

programa Tempo de Aprender é uma ação do Ministério da Educação (MEC) voltada para reforçar a alfabetização no país. A iniciativa é destinada a profissionais da educação que atuam no último ano da pré-escola e na 1º e 2º séries do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.

O secretário nacional de Alfabetização, do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, citou, como exemplo de capacitação dos docentes, o curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização que, segundo ele, conta hoje com 342 mil participantes. “Esse curso já está em primeiro lugar do portal Avamec, que é o portal do Ministério da Educação que hospeda cursos on-line.”

Além disso, o secretário destacou o lançamento, no fim do ano passado, do curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), fruto de uma parceria de instituições brasileiras e portuguesas. Já são 154 mil inscritos no curso, destinado a profissionais de educação que atuam no processo de alfabetização e estudantes de licenciatura.

E, em 2020, também foi lançado o curso on-line Práticas de Produção de Texto, que conta com 47 mil inscritos.

“Para que haja alfabetização efetiva, o professor precisa ser alfabetizador e estar em constante formação, visto que o processo de alfabetização é encantador e desafiador. Requer um olhar diferenciado entre a prática pedagógica e a realidade do ambiente escolar. Por isso, é necessário que o professor esteja inserido nos cursos de formação continuada oferecidos pelo sistema de educação”, afirmou a professora de alfabetização, Luciene Soares Pereira.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios