HOME_______________________________________________

Reduzidos os carros pipas que abastecem população

Um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal foi suspenso no dia 31 de janeiro e reduziu em mais 600 o número de carros pipas que abastecem as famílias das regiões que sofrem com a falta d’água.

Essa redução iria penalizar ainda mais os moradores das zona rurais das cidades que sofrem com a seca na Paraíba se não fossem as chuvas registradas no Sertão nesses dois meses.

O secretário de Agricultura do Estado, Carlos Alberto Oliveira, informou que desde março os carros pipas conveniados ao Estado não estão mais fazendo a distribuição de água em municípios do semiárido.

Com o fim do fornecimento d’água pelo Estado, somente os cerca de 800 veículos conveniados ao Exército estão abastecendo as zonas rurais e urbanas. O secretário informou que algumas prefeituras também ainda estariam mantendo o abastecimento com carros pipas.

Carlos Alberto explicou que o contrato com o governo Federal venceu no dia 31 de janeiro e não foi mais renovado.”Nós seguramos o abastecimento até fevereiro e enviamos a documentação necessária para a renovação, mas até agora ela não aconteceu. Mas estamos insistindo em mostrar que a necessidade ainda existe”, revelou.
O secretário alertou para a necessidade da manutenção desse contrato porque, apesar das chuvas, os mananciais que abastecem as cidades não estão acumulando água significativamente e os barreiros e pequenos açudes das zonas rurais não fornecem água de qualidade para o consumo humano. No estado da Paraíba, 16 cidades continuam em colapso de abastecimento d’água e apesar das chuvas, esse quadro ainda permanece.
Leia no Portal Correio.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^