Saúde

Saúde realiza capacitação para diagnóstico da hanseníase

ONúcleo de Doenças Crônicas e Negligenciadas da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, com o apoio do Lacen-PB, UFPB e Complexo Hospitalar Clementino Fraga realizou o Curso de Baciloscopia em Hanseníase. O objetivo é fortalecer o diagnóstico da hanseníase na Atenção Primária à Saúde, por meio da ampliação do acesso da população aos serviços de laboratório da rede SUS na Paraíba. Para isso, estão participando do curso os representantes das cidades de Cabedelo, Campina Grande, Cuité, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Pombal e Sumé.

O projeto “Fortalecimento da temática hanseníase na Universidade, ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento da hanseníase nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba” é uma iniciativa do médico hansenólogo Maurício Lisboa Nobre, doutor em medicina Tropical e consultor do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foi o responsável pela palestra de abertura da semana. 

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), centro de referência nacional em hanseníase e centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS)/Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), oferecendo dois Curso de Baciloscopia em Hanseníase: Microscopia e Interpretação de Resultados (Microscopia  Digitalizada); e Coleta do Raspado Intradérmico e Coloração.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios