Saúde

Secretaria inicia vacinação de idosos acamados

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande vai iniciar, nesta quinta-feira, 4, a vacinação dos idosos a partir dos 80 anos de idade, que vivem acamados e que já são acompanhados pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família. A primeira a receber a imunização é uma senhora de 85, que sofre de Alzheimer.

No município, são 1.427 idosos nesta situação. Para os demais idosos acamados, a partir de 80 anos, que não são acompanhados pelas equipes de Atenção Básica do bairro, a Secretaria Municipal de Saúde irá lançar um site para agendamento. Se enquadram neste perfil os idosos acamados das áreas descobertas e aqueles em tratamento no modelo Home Care.

“Estamos iniciando pelos idosos a partir dos 80 anos, acamados, conforme orientação do Ministério da Saúde. À medida que forem chegando novas doses da vacina, vamos ampliando a faixa etária de cobertura vacinal dos idosos”, explicou a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

A primeira a receber a vacina é acompanhada pela equipe da Unidade Básica de Saúde do Monte Castelo e pelo programa Melhor em Casa. “Pra mim é uma honra, um prazer muito grande saber que minha mãe receberá a primeira dose da vacina, quando muitas famílias estão sofrendo com perdas. Durante este tempo, tivemos todos os cuidados de higienização, não recebemos visita para protegê-la. Essa vacina chegou agora e é a melhor coisa que poderia ter acontecido”, disse Agma Wilma, filha de dona Irene.

Além desse público, a Secretaria de Saúde iniciou, também esta semana, a imunização dos profissionais da Atenção Básica, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Campina Grande está vacinando os profissionais de saúde de diversos serviços, os idosos e deficientes em casas de longa permanência, e, agora, os idosos acamados a partir dos 80 anos de idade. Até o momento, mais de quatro mil pessoas já foram vacinadas.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios