MancheteSaúde

Saúde abre mais de 300 leitos pediátricos para síndromes respiratórias

Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias, sobretudo no público infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem buscado alternativas para dar suporte hospitalar às crianças que necessitam de internação. Até esta quinta-feira (11), foram abertos 313 leitos direcionados para o atendimento das síndromes respiratórias, sendo 268 de enfermaria e 45 de UTI. Essa iniciativa do Governo do Estado é uma estratégia de suporte para o cenário atual, mas outras doenças seguem com a devida assistência nos 247 leitos pediátricos. Outros 62 leitos serão abertos nos próximos dias.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, afirma que as novas vagas não comprometem a rotina de atendimento clínico nas unidades pediátricas. “Entendemos a necessidade de leitos para atender esse cenário específico e por isso abrimos vagas para hospitalização por síndromes respiratórias. Mas é importante esclarecer que as unidades de referência pediátricas continuam prestando atendimento para outras doenças e a rotina permanece a mesma para os atendimentos que já existiam corriqueiramente em toda rede hospitalar da Paraíba”.

Para atender a demanda crescente, há previsão de abertura de 40 novos leitos de enfermaria e 22 de UTI, em toda Paraíba, totalizando 62 leitos. “Essa retaguarda é importante para que não falte suporte para as nossas crianças nesse momento em que há um aumento dos casos de síndromes respiratórias. Vale também salientar que a medida de prevenção mais eficaz é a vacinação contra influenza, que está vigente até o dia 31 de maio. As vacinas protegem contra a doença, previnem que as crianças evoluam para casos graves e garantem que não haverá lotação nas unidades de referência”, concluiu Jhony Bezerra.

Os leitos que têm previsão de abertura nos próximos dias estão localizados no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (10 UTIs) e Hospital Regional de Cajazeiras (4 enfermarias e 6 UTIs). Outros 42 leitos poderão ser abertos, conforme cenário epidemiológico, de forma escalonada, no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos (12 enfermarias e 6 UTIs) e Hospital Regional de Sousa (24 enfermarias). A oferta destes leitos é realizada pelo Complexo Regulador Estadual.

Os públicos mais vulneráveis para agravamento por doenças respiratórias são as crianças e os idosos.  O estado realizou, no último sábado (6), uma mobilização com os 223 municípios para ampliação da cobertura deste e de outros imunizantes. Mais um Dia D está previsto para o dia 20 de maio. A vacinação continua vigente na rotina de todo estado e todos os municípios estão abastecidos com as doses.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios