CotidianoDestaques

SEMAS e MPT lançam campanha de combate à exploração infantil

Foi lançada a campanha “Chega de Trabalho Infantil” uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande (Semas). A campanha que é lançada todos os anos no período junino visa a redução e fiscalização do trabalho infantil, tendo em vista que a cidade de Campina Grande recebe um grande número de visitantes e o comércio fica bastante aquecido, sendo propício para a exploração do trabalho de menores de idade neste período.

Foram apresentados vídeos de conscientização para todos que se fizeram presentes, o conteúdo destes contavam a importância da fiscalização e dos efeitos prejudiciais que um trabalho precoce pode causar na vida de uma criança. Também foi abordada a temática da denúncia que é feita através do disque 100, capaz de colocar fim em possíveis explorações em andamento.

O Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programa ligado à Secretaria de Assistência Social, fez uma participação para o público presente, através dos seus usuários, que durante a semana participam de oficinas e qualificações. O grupo de Teatro “Pra não dizer que falei das flores” do SCFV, apresentou uma peça abordando temas tanto da exploração sexual como do trabalho infantil, já o grupo Renascer cantou músicas de caráter informativo acerca desses temas.

A Secretaria Eva Gouveia em sua fala durante o evento, destacou a importância do lançamento dessa campanha que tem como objetivo principal a prevenção e combate de exploração. “Estamos com toda a nossa equipe disponível para que essa campanha tenha um saldo positivo e possamos diminuir os índices de exploração”. Eva ainda lembrou que a SEMAS, tem ações de prevenção durante todo o ano e falou da necessidade de conscientização da população em geral. “Todos nós precisamos fazer nossa parte, não contribuindo para a exploração de trabalho infantil, evitando a compra de produtos em sinais e feiras livres onde facilmente visualizamos crianças trabalhando.

A campanha que foi lançada fará fiscalização em locais turísticos da cidade e também no Parque do Povo através de uma ação intersetorial, onde acontece a integração de diversos serviços na busca de inibir e coibir qualquer tipo de violação de direitos das crianças e adolescentes que estejam nessas áreas onde as ações estarão sendo realizadas.

Para maiores informações sobre as ações que estarão sendo realizadas pela Secretaria de Assistência Social, entrar em contato através do número: 3310-6275.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo