Cultura

Seplan entrega à Secult projeto de acessibilidade para o Teatro

Em continuidade à entrega de projetos realizados pela Secretaria de Planejamento de Campina Grande, o secretário Felix Araújo Neto, entregou à secretária de Cultura do município, Giseli Sampaio, o projeto de acessibilidade para o Teatro Municipal Severino Cabral. Entre as soluções apresentadas, destacam-se adaptações do Teatro às pessoas com deficiência, partindo desde o estacionamento e entrada principal, até os auditórios, camarins, corredores, escadarias, elevadores, salas de aula e sanitários. O projeto deverá ser apresentado dentro da programação do aniversário do Teatro Municipal, pela secretaria de Cultura de Campina Grande.

Idealizado pela arquiteta da Seplan, Marayana Barrios Marinho, o projeto prevê implementação de piso tátil, corrimão, sinalização em braile, entre outros.

A secretária Giseli Sampaio disse que o projeto está bastante robusto e completo, no que se refere à acessibilidade do local.

“Foi uma grata alegria ter recebido o projeto de acessibilidade do Teatro Municipal, especialmente dentro do mês em que a ‘catedral das artes’ está aniversariando. É um projeto robusto, que condiz com os direcionamentos para acessibilidade, mas que, principalmente, se perpetua na valorização da arte e da cultura de Campina Grande”, destacou a secretária.

O secretário Félix ressaltou que o projeto foi uma determinação do prefeito Bruno Cunha Lima preocupado com a questão da inclusão nos espaços públicos, na cultura e na arte, em Campina Grande. “Na sequência da entrega dos projetos que estamos fazendo, à pedido do prefeito Bruno, um deles era o de acessibilidade do Severino Cabral. Apresentamos hoje as modificações necessárias, que devem ser feitas no local para melhoria da acessibilidade e, evidentemente, quem ganha é a população”, disse Félix Neto.

O secretário adiantou que a Seplan tem outros projetos de acessibilidade, que estão sendo realizados para outros órgãos municipais, atendendo uma demanda do Ministério Público e focando, também, nas melhorias que o prefeito quer implementar.

O Teatro Municipal Severino Cabral foi inaugurado em 1963, e no dia 30 de novembro de 2021 completará 58 anos de história. Responsável pela criação do Teatro Municipal, o prefeito Severino Cabral, designou Austro de França Costa, diretor de planejamento e urbanismo da Prefeitura de Campina Grande, para a construção do teatro. O responsável pelo projeto arquitetônico foi o arquiteto campinense Geraldino Pereira Duda, avô do atual secretário-executivo de Planejamento e arquiteto, Túlio Duda Paz, que também está à frente do projeto de acessibilidade do Municipal.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios