DestaquesEmprego

SINTAB promove palestra contra a “Lei da Mordaça”

Na próxima quinta-feira, dia 11 de Agosto, o SINTAB promoverá palestra com o tema “Escola Sem Mordaça”, com Fabiano Godinho Faria, professor de História e coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) e da Frente Nacional Contra a Escola Sem Partido. A palestra será realizada no auditório das Damas, às 8:30H.

0001 (1)

Projeto de Lei 193/2016. De autoria do senador Magno Malta (PR-ES), objetiva a proibição de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. Em entrevista ao Jornal Estadão, Fabiano Faria ressaltou que a iniciativa de proposição do referido projeto de lei se conecta a uma postura ideológica conservadora surgida no período pré-1964, antes da instauração da ditadura militar no Brasil. “Naquela época, havia uma noção de um inimigo interno que precisava ser combatido em defesa da família e de uma noção distorcida de democracia. Eles falavam em uma democracia adaptada aos tempos modernos, que era justamente a ditadura”, explica.

Para o docente, ao reviver conceitos de intimidação ideológica, a proposta legislativa segue na mesma linha. “É algo típico do período da Guerra Fria. O objetivo explícito é perseguir, demitir e até prender os docentes que defendam uma visão de mundo contrária ao status quo. Colocar a educação a serviço da manutenção de uma visão de mundo dessas é um retrocesso, porque afronta avanços que tivemos nas últimas décadas. Nós chegamos ao ponto de tratar o racismo como crime, de aceitar a união homoafetiva, e o projeto tenta criminalizar esse tipo de discussão. É uma ode ao atraso”, avalia.

O sindicato tem a expectativa de que os servidores compareçam em grande número para se informarem sobre os reflexos da possível aprovação deste Projeto de Lei,para tanto a SEDUC os liberou para participar do evento.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios