Destaques

Terapia com cães no tratamento de pacientes do Metropolitano

Pacientes e acompanhantes do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, agora vão contar com visitas quinzenais do Projeto Terapet, cujos cães terapeutas estão entrando no ambiente hospitalar para promover uma mudança de ares e transformar a rotina da internação. A primeira visita dos cachorros à unidade hospitalar gerenciada pela Fundação PB Saúde.

Estudos científicos já comprovaram que o contato com esses pets ajuda a liberar os chamados “hormônios do bem”. Para a vereadora Fabíola Rezende (PSB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a iniciativa que vem sendo colocada em prática na rede estadual de saúde da Paraíba está caminhando para uma atividade corriqueira e deveria ser adotada também nos municípios. “É uma prova de que o contato, o carinho e o amor desses animais contribuem para a recuperação das pessoas em tratamento hospitalar”, ressalta Fabíola.

O simples ato de acariciar e interagir com esses animais aumenta a produção de endorfina (considerada um analgésico natural) e serotonina (que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite) e reduz as taxas de cortisol (relacionado ao estresse). Essas alterações metabólicas foram perceptíveis já nos primeiros momentos de interação com os cães no Metropolitano que, com seus comportamentos dóceis e carinhosos, estampavam sorrisos largos nos pacientes que foram beneficiados com essa terapia.

Assim aconteceu com a pequena Maria Rayssa, 5 anos, do município de Aroeiras, interna para realizar uma angiografia para tratamento neurológico. Agradecida, a mãe da paciente, Ellen Mídia Silva, relatou a ansiedade que sua filha estava para o contato com os pets. “Desde que a enfermeira avisou que os cães chegariam ao hospital, minha filha ficou muito feliz e durante toda a visita ela não parou de interagir e brincar com os animais. Quero agradecer a todos os envolvidos por proporcionar tamanha alegria para todos nós”, relatou a mãe da paciente.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios