Trabalhadores ameaçam paralisar atividades
Em campanha salarial desde abril, os trabalhadores da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) ameaçam paralisar atividades nos próximos dias, caso não haja avanço nas negociações com a empresa.
A empresa, apresentou uma proposta de reajuste salarial de 9,83%, parcelado em 4 vezes e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB), que representa a categoria no Estado, denuncia a tentativa de retirar direitos históricos da categoria para tentar privatizar a CAGEPA nos próximos dois anos.
Segundo os membros da diretoria do STIUPB, o presidente da CAGEPA, Marcus Vinicius, chegou a declarar, em mesa de negociação com o sindicato, a intenção em entregar 25% da empresa para a iniciativa privada. “Nós não aceitaremos. A entrega da empresa ao capital privado ameaça não apenas a garantia de nossos empregos como também a prestação de um serviço de qualidade à população no Estado” disse Adriano Teixeira, presidente em exercício do STIUPB.
Os trabalhadores prometem lotar as dependências da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na próxima quinta-feira (04), em João Pessoa, local onde ocorrerá a reunião entre a CAGEPA e o sindicato. A mesa redonda está marcada para ter início às 14 horas. “A categoria está mobilizada em todo o Estado, e caso não haja avanço na negociação de amanhã vamos fazer paralisação ou até mesmo entrar em greve por tempo indeterminado” afirmou Adriano Teixeira, presidente em exercício do STIUPB.
Esta será a terceira mesa redonda que ocorre entre o sindicato e a empresa na sede da SRTE. Uma assembleia está marcada, para ocorrer ao término da mesa redonda, onde os trabalhadores irão decidir por uma agenda de paralisações ou o início de uma greve por tempo indeterminado.
ascom