Política

Vereador defende consulta popular sobre aumento de vereadores

Durante sessão o vereador Bruno Farias (PPS) defendeu a realização de consulta popular por meio de pesquisa cientifica sobre o possível aumento de 27 para 29 parlamentares na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município que poderá aumentar o número de vereadores da Capital recebeu, nesta segunda-feira (26) parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ).

O vereador leu, da tribuna da Casa, artigo do administrador Mário Tourinho sobre o possível aumento de parlamentares da Capital, no qual aconselha a realização pesquisa científica feita por empresa especializada para consultar a população sobre o assunto. Bruno Farias acolheu o entendimento do administrador.

“Ele traz uma grande ideia, uma solução salomônica. Para que a partir de um instrumento técnico, como uma pesquisa científica, a Câmara possa perguntar a população sobre o assunto. Vou levar essa ideia ao presidente da Casa. Se essa é a casa do povo, nada melhor do que escutar e respeitar a vontade da população. Tenho certeza que o povo vai, de maneira esmagadora e soberana, dizer que não quer o aumento”, defendeu Bruno Farias.

O parlamentar afirmou que não é oportuno nem conveniente a mudança nesse momento. “O Brasil vive hoje um momento de crise econômica e recessão fiscal. Enquanto todos trabalham para a diminuição da máquina pública, a Câmara vai aumentar? Tenho pensamento liberal. Entendo que o estado não pode interferir na vida das pessoas ou na economia. Fundamentado nesse pensamento, entendo, com todo respeito, que o aumento seria um tapa na cara da população, uma mudança que ela não deseja”, adiantou.

Os vereadores Bispo José Luiz (PRB) e Carlão (DC) endossaram o posicionamento de Bruno Farias. “Apesar de não ter aumento de gastos, estamos vivendo um momento onde todos estão preocupados em reduzir. Não sou a favor do aumento agora”, enfatizou o Bispo José Luiz. Já o vereador Humberto Pontes (Avante) discordou dos pares. “A mudança traria maior representatividade da população, seria algo importante para a cidade de João Pessoa”.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios