Política

Transnordestina: Vereador defende mobilização para contemplar Paraíba

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC) está defendendo a mobilização de políticos e da sociedade em geral em torno da proposta para a inclusão da Paraíba no projeto da Ferrovia Transnordestina. Reivindica aos poderes públicos, para que seja feito apelo ao Governo Federal, precisamente ao presidente Michel Temer para a inclusão da Paraíba no projeto da Ferrovia Transnordestina.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande propõe a mobilização de vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, entidades como a OAB, Associação Comercial, Governo do Estado, Federação das Indústrias da Paraíba, Associação Campinense de Imprensa, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Unifacisa, Unesc e demais instituições para contemplar o Estado com a Ferrovia Transnordestina.

De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. Isto é, a Paraíba fica de fora. A ferrovia vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém (no Ceará) e ao de Suape em Pernambuco.

Essa ferrovia é importante para o desenvolvimento do Nordeste. A Transnordestina trará riquezas para esta região brasileira, diminuindo as diferenças regionais deste país, melhorando a economia brasileira. A Ferrovia conta com investimentos totais de R$ 7,54 bilhões, com participação de R$ 3,87 bilhões da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Uma linha férrea fundamental para ampliar e conectar a malha logística do nordeste entrou o ano de 2013 em ritmo ainda mais lento. Executada pela TLSA (Transnordestina Logística, ligada à CSN), com financiamento do governo federal, a obra da Transnordestina tinha previsão de conclusão para 2014.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios