Destaques

Violência obstétrica atinge uma em cada quatro mulheres

Essa preocupante realidade, no entanto, está sendo combatida. Programa inédito vai ao ar às 17h30 deste domingo (24), pela TV Justiça e pode ser visto também no canal do MPF, no YouTube

O momento do parto é transformador e marcante – seja pela chegada do sonhado bebê, seja pela experiência positiva ou negativa. No Interesse Público desta semana, mulheres relatam casos graves de violência obstétrica nos hospitais pelo país. Além do tratamento humilhante, há relatos de agressões verbais e procedimentos desnecessários. O MPF trabalha para mudar essa triste realidade.

O IP foi até Goiânia, onde o Detran alterou, por conta própria, as regras para inspeção de veículos. Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a mudança fere a lei, já que esse tipo de alteração só pode ser feita pela União. A PGR defende a concessão de uma liminar para suspender as regras até que a legitimidade da portaria seja julgada.

Em Pernambuco, a equipe do Interesse Público acompanha a decisão judicial que determinou a retirada de 60 barracas que ocupam irregularmente a praia de Maria Farinha. Segundo a decisão, bares e restaurantes instalados no local estariam provocando acúmulo de lixo e poluição da água.

E, ainda, uma reportagem sobre os 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa. Reunião em Brasília debateu a eficácia da lei na gestão da administração pública. Entre os pontos polêmicos em discussão, a aplicação dos acordos de leniência, que reduzem a pena de infratores em troca da colaboração com as investigações e da denúncia de outros envolvidos no crime. O encontro faz parte do projeto MPF Cidadão 30 anos.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br.
MPF

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios