Águas do São Francisco chegam até o reservatório Tucutú

Concluída em 21 de agosto, a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) está funcionando cinco dias por semana, 16 horas por dia. Na manhã desta quinta-feira (27 de agosto), as águas do rio chegaram ao reservatório Tucutú do Eixo Norte do PISF, localizada em Cabrobó, Pernambuco.

A previsão é de que sejam necessários 34 dias para o reservatório ficar cheio. Após o preenchimento, a água continua seu caminho por mais 36 km até chegar à barragem Terra Nova, tendo passado ao longo dessa trajetória por quatro aquedutos. Ao todo, a água percorrerá quase 46 km.

O investimento aplicado no trecho entre a EBI-1 e a barragem Terra Nova – de 7 km – é de R$ 625,08 milhões. A potência de cada motor EBI-1 é de 5,5 MW e a capacidade da motobomba é suficiente para elevar a água do nível do rio até 36m, altura similar a um edifício de 12 andares. A vazão é de 12,4 m³/segundo. O equipamento pesa aproximadamente 100 toneladas – equivalente a 100 veículos populares.

Estações de Bombeamento

Em seu Eixo Norte, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três Estações de Bombeamento, EBI-1, EBI-2 e EBI-3, distribuídas ao longo de 260 km. Capazes de elevar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto, as estações vão impulsionar a água 188m acima do nível do São Francisco – altura equivalente a um prédio de 58 andares. As três Estações de Bombeamento deverão estar concluídas até o final de 2015.

Fonte: Portal Brasil, Ministério da Integração Nacional

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^