Chamada: Medição do consumo de energia prorroga inscrições

A chamada pública para analisar o consumo de energia em prédios de escritórios das administrações públicas ganhou novo prazo. As instituições podem enviar os dados ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), até 30 de abril. A meta é receber informações de mais 176 instituições, para chegar ao total de 300.

A iniciativa também tem o objetivo de medir quanto o investimento em eficiência energética poderá ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa pelo setor.

Os dados terão caráter confidencial e serão usados para identificar o padrão de consumo das edificações públicas (na tipologia de escritórios e área útil acima de 500 m²).

O objetivo da ação é contribuir com a economia de até 880 mil MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, resultando em redução de emissão direta de CO2 de 485.100 tCO2 e indireta pós projetada de 2.910.600 tCO2.

A chamada pública faz parte do projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil, executado pelo MMA em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).

A iniciativa também visa atender à Portaria 23 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que determina o monitoramento do consumo de energia pelos edifícios públicos federais a partir dos indicadores de consumo do ano de 2014.

Amostragem

Inicialmente, serão selecionados 20 prédios, com baixo desempenho energético e cujas instituições apresentem compromisso com a implantação de medidas de conservação de energia, para a realização de auditoria detalhada.

Esses edifícios selecionados receberão medidores trifásicos de sinal remoto para emitir informações precisas de consumo energético. Além disso, haverá capacitação em gestão e uso dos aparelhos para os técnicos que atuam nesses prédios.

As instituições da administração pública federal, estadual e municipal interessadas devem preencher o formulário abaixo e enviá-lo para o e-mail pnudlicitacoes@undp.org.

São necessárias as seguintes informações: contas de energia dos últimos 12 meses, área útil do edifício, número de ocupantes e dados de contato, como e-mail e telefone da pessoa responsável dentro da instituição.
Ministério do Meio Ambiente

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^