Comércio vai fechar no Dia do Comerciário


Em virtude do feriado do Dia do Comerciário, o comércio de Campina Grande não funcionará nesta segunda-feira (17). Lojas do centro e dos bairros, shoppings e supermercados estarão fechados. As atividades do comércio voltam a normalidade na terça-feira (18).

Segundo Andrezza Almeida, advogada de Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande, o Dia do Comerciário é um feriado inegociável, assim como o Dia da Paz Mundial (1º de janeiro), o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro). “Portanto, nenhuma empresa que faça parte da categoria do comércio pode abrir nesta data, inclusive as lojas do Shopping”, explica.

“O estabelecimento que descumprir essa determinação, estará sob pena de multa de um salário comercial (R$ 867,00), por cada funcionário que trabalhar”, ressalta a advogada.

Toda categoria trabalhista tem um dia a ser comemorado, em Campina Grande, Dia do Comerciário é feriado por acordo firmado entre o sindicato dos empregados e o sindicato dos empregadores que estabeleceu a terceira segunda-feira do mês de agosto.

No Shopping só podem funcionar a praça de alimentação e o cinema, que pertencem a outro sindicato. As farmácias de plantão abrem, porém, deve ser pago o abono por dia trabalhado e concedida a folga em até 21 um dias.

SERVIÇOS/ FUNCIONAMENTO:

Comércio (centro e bairros): Fecha.
Supermercados: Fecham.
Shoppings: Somente Área Lazer e Alimentação.
Feiras livres: Abrem.
Bancos: Abrem.
Correios: Abrem.
Repartições Públicas: Abrem.
Farmácias: Abrem.

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^