Inscrição para nova edição do Fies começa hoje

Começa o período de inscrição do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, do governo federal.

Os candidatos terão até quinta-feira para enviar as inscrições pela internet. O resultado será divulgado no dia 10. Depois disso, os estudantes precisam completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Haverá uma lista de espera para quem não for pré-selecionado.

Nesta edição, o Fies vai oferecer 61,5 mil vagas. Os cursos prioritários são os de engenharia, saúde e formação de professores. Já as regiões preferenciais são Norte, Nordeste e Cento-Oeste, excluído o Distrito Federal.

O Fies traz ainda algumas mudanças. A taxa de juros, por exemplo, sobe de 3,4% para 6,5%. Muda também a renda máxima aceita.

Antes, a família do candidato precisava receber até 20 salários mínimos por mês. Agora a renda bruta na família não pode ser maior que dois salários mínimos e meio por pessoa.

Podem se inscrever no processo seletivo do Fies os candidatos que não tenham concluído nenhum curso superior, que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010, obtido média a partir de 450 pontos no exame e nota diferente de zero na redação.

A inscrição será no portal do Ministério da Educação, www.mec.gov.br. Quem tiver dúvidas, pode ligar para a central de atendimento do Fies. O número é 0800 616161.

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^