Ministro defende trabalho integrado pelo Nordeste

gilberto_ochiRecife-PE  – O trabalho alinhado entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é o segredo para o desenvolvimento da região Nordeste. A afirmação foi feita pelo ministro Gilberto Occhi durante a cerimônia de posse do novo superintendente da autarquia vinculada ao MI, João Paulo Lima, em Recife (PE).

Em seu discurso, Gilberto Occhi afirmou que as principais demandas da Sudene são o agendamento da reunião do Conselho Deliberativo (Condel), na qual será discutida a inclusão de novos municípios na região do semiárido, e a definição dos setores para investimento dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

“Temos uma pauta extensa e importante. Juntos, devemos fazê-la da maneira mais correta e na busca desse desenvolvimento. À Sudene cabe a tarefa de discutir o plano de desenvolvimento da região”, ressaltou o ministro, que reforçou ainda a importância da continuidade das obras desenvolvidas pela autarquia.

O superintendente João Paulo Lima também ressaltou a necessidade do trabalho integrado e acrescentou que a recriação da Sudene, entre outras do ações governo federal, já produziu para o país resultados como a retomada do crescimento na última década. “Isso beneficiou em maior escala as regiões mais pobres, diminuindo, na mesma proporção, as desigualdades sociais e regionais”, concluiu.

Quarto superintendente

Ex-prefeito do Recife, João Paulo Lima é o quarto superintendente da nova Sudene. O gestor foi nomeado para comandar a autarquia – na qual já integrou o conselho deliberativo – pela presidenta Dilma Rousseff. João Paulo assume o cargo em substituição a José Márcio de Medeiros Maia.

Também estiveram presentes na cerimônia os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, do Ceará, Camilo Santana, e da Paraíba, Ricardo Coutinho; os vice-governadores, da Bahia, João Leão, e do Piauí, Margarete de Castro Coelho; e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o presidente da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e outras autoridades.

Ouça a reportagem de rádio.
Integração Nacional

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^