Sem a Transposição: Barragem seca e deixa milhares sem água na Paraíba

A população do Brejo da Paraíba teve uma triste notícia. É que se a água já não estava chegando às torneiras, a partir de agora não há mais nenhuma possibilidade de abastecimento. Isso porque a Barragem de Canafístula II, que abastece municípios como Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, entrou em colapso total deixando todas as localidades sem água.

De acordo com as informações obtidas pelo Focando a Notícia, o manancial chegou a 0% de sua capacidade total preocupando ainda mais os moradores dos municípios que dependem desse reservatório. A seca, então, chega ao seu extremo na região que já vinha sofrendo há, pelo menos, dois anos com racionamento.

A seca tem sido um tema discutido e levantando por várias vezes pelo Focando a Notícia. Na edição desse mês do jornal impresso, por exemplo, uma reportagem especial revela que 83% da água do Brejo já acabou. Juntos os reservatórios de Jandaia e Lagoa do Matias, em Bananeiras; Canafístula II, em Borborema; e Cacimba da Várzea, em Cacimba de Dentro, têm capacidade para 24.639.096 milhões de metros cúbicos de água, mas segundo dados da Aesa os quatro estão com apenas 4.190.177 milhões de metros cúbicos.

Diante dessa realidade a população deve esperar pelo socorro de carros-pipa e dos chafarizes reabertos por algumas prefeituras da região. Fato também já retratado em edições anteriores do jornal Focando a Notícia, quando mostrou que os antigos cacimbões e chafarizes tiveram que voltar à vida para abastecer as cidades brejeiras.

Focando a Notícia

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^