Sessão homenageia Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O deputado Luiz Couto (PT-PB) participou de Sessão Solene na Câmara Federal, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado anualmente no dia 2 de abril.

Ao discursar, Luiz Couto, que propôs a sessão juntamente com a deputada Erika Kokay (PT-DF), felicitou “os que conseguem ultrapassar as barreiras que impedem a interação com os autistas e se esforçam para proporcionar a eles e a seus familiares uma vida digna”.

Destacou que essas datas especiais são momentos oportunos para reflexões e mapeamentos sobre o que mudou e “onde precisamos avançar”. “São ocasiões para nos conscientizar dos problemas enfrentados por segmentos da população e ainda para repensar posturas, preconceitos e firmar propósitos de minimizar os sofrimentos de muitos”, completou Couto.
O parlamentar lembrou benefícios legais assegurados aos autistas, a exemplo de serviços de saúde integral, incluindo diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação, ao ensino profissionalizante e ao mercado de trabalho.

Luiz Couto, que foi congratulado com o IV Prêmio Orgulho Autista – categoria Político Brasileiro Destaque 2010, contestou mitos que dizem que o autista vive em seu mundo próprio, sem condições de interagir e distante da realidade que o cerca; que não sabe comunicar seus sentimentos e que é incapaz de manifestar afeto.

“O ambiente, muitas vezes, não oferece o devido estímulo ou as nossas próprias limitações nos impedem de buscar no autista a possibilidade da comunicação, fonte primária dos vínculos afetivos”, acrescentou.

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^