Saúde

Secretaria de Saúde inicia cronograma de ações de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, que será desenvolvido em vários pontos da cidade. O mutirão começou pelo Bairro das Cidades, às 8h, na Rua Iguaraçu.

O trabalho consiste em uma ação em um ponto específico de cada bairro e a coleta itinerante de materiais que possam servir de abrigo para o mosquito em várias ruas de cada bairro. A Coordenação de Vigilância Ambiental deseja envolver toda a comunidade neste trabalho para que a prática de combate e prevenção se torne uma atividade diária dos moradores. Para isso, todas as escolas de cada bairro, assim como os moradores, foram convocados a participar do mutirão.

No Bairro das Cidades várias ruas já foram limpas previamente para este dia de mutirão. A Secretaria de Saúde de Campina Grande também conta com o apoio das Secretarias Educação e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), da Unifacisa, Faculdade Maurício de Nassau, a Embrapa, Centrac, Catamais, entre outros.

A Sesuma vai fazer a coleta de pneus e limpeza de terrenos. Os catadores da cooperativa Catamais vão recolher materiais recicláveis, como forma de evitar que eles sejam descartados indevidamente e possam servir de abrigo para as larvas do mosquito. Os núcleos de saúde das faculdades particulares oferecerão serviços de saúde para a população. Também serão realizados trabalhos educativos e os moradores vão receber hipoclorito para aplicar em reservatórios de água. Os Agentes de Combate às Endemias vão revisitar as casas fechadas do bairro para fazer uma inspeção e eliminar possíveis focos.

“É muito importante este trabalho porque nós estávamos com focos em 5,2% das casas vistoriadas na cidade, o que é alto, e ainda mais porque estamos atravessando o verão, quando o ciclo evolutivo das larvas é mais curto, e enfrentando chuvas de forma constante, que criam as condições excelentes para infestação”, explicou a coordenadora de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios