45 anos do Conselho Regional de Economia

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial conjunta, com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para celebrar os 45 anos do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Na ocasião, também foi entregue o Título de Cidadão Pessoense ao economista João Bosco Ferraz, uma propositura do ex-vereador Bruno Farias. A solenidade foi proposta pelo vereador Fábio Carneiro e pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, ambos do Solidariedade; e foi secretariada pelo vereador Guguinha Moov Jampa (PSD).
Fábio Carneiro ressaltou que um dos maiores economistas do país e do mundo, Celso Furtado, é brasileiro, natural de Pombal, no interior da Paraíba, e enfatizou a importância da categoria para o desenvolvimento da sociedade, além de exaltar o caráter de honradez e profissionalismo do homenageado, João Bosco Ferraz. “Os economistas têm um papel estratégico para o desenvolvimento do Brasil, porque atuam como analistas, planejadores e formuladores de políticas públicas e privadas, que impactam diretamente na vida do povo. A importância deles pode ser vista em diferentes dimensões: no planejamento econômico, no desenvolvimento, nas políticas públicas, no mercado, na redução de desigualdade, nas crises e instabilidades, no futuro e na inovação. Em suma, os economistas são indispensáveis para o crescimento sustentável, para a justiça social e para a inserção competitiva do Brasil no cenário global. É uma grande honra estar presidindo esta sessão e homenagear esse homem honrado e tão profissional”, destacou o vereador.
O deputado estadual Eduardo Carneiro reforçou a importância do Corecon-PB e das ciências econômicas na proposição de políticas e ações, visando ao desenvolvimento de João Pessoa e da Paraíba: “Sem conhecimento científico e dados, a gente não consegue avançar, nem se aproximar e atender as demandas da população”.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, o ex-vereador Bruno Farias, falou sobre a trajetória profissional de João Bosco Ferraz e, citando Edmund Burke e Martha Medeiros, descreveu pontos de sorte e de boas escolhas na vida do homenageado. “A economia é uma virtude distributiva que consiste não em poupar, mas em escolher, já dizia Edmund Burke. Assim como na economia, a vida consiste em escolhas. Talvez por isso, Martha Medeiros tenha nos ensinado que a felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas. Bosco é um homem feliz por ter conjugado o binômio sorte com escolhas bem feitas”, afirmou Bruno Farias, citando a sorte do homenageado de ter nascido em uma família íntegra, com as boas escolhas como a economia como profissão, João Pessoa como lar e sua esposa, Norma, como parceira e mãe de seus filhos, atingindo o ápice da felicidade.
“Em seu coração, o ritmo já não é o frevo, é o forró. A moça bonita já não é mais de Boa Viagem, é de Tambaú. A folia não está mais no Galo da Madrugada, está nas Muriçocas do Miramar. Recife é um passado de lembranças doces e eternas de seus pais e irmãos, João Pessoa é um presente cheio de amor e companheirismo ao lado de Norma, e é futuro inundado de esperanças pelos passos de Renato e Mateus, seus amadíssimos filhos. Em seu coração, Recife foi uma imposição do destino, João Pessoa é uma escolha por amor. Recife foi seu berço, João Pessoa é seu lar. Lá você é visitante, aqui você é filho e anfitrião, constituiu sua família, cultivou amizades fraternas, criou seus filhos, construiu carreira de sucesso e fincou suas raízes. Por tudo isso, você já é pessoense, já escolheu João Pessoa como mãe, como terra amada. Mas, hoje, é João Pessoa que te escolhe como filho querido, parabéns. Orgulhe-se desta cidadania, porque nós nos orgulhamos de você”, enfatizou Bruno Farias, propositor da honraria.







