BNB financia crescimento da produção de derivados do leite de cabra

Considerada o maior produtor de leite de cabra do país, de acordo com o Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba também vem se destacando com os derivados, a exemplo de queijo, doces e iogurte. Um dos principais desafios da atividade é alcançar novos consumidores.
Por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o Banco do Nordeste (BNB) lançou um novo Plano de Ação Territorial (PAT) para o Cariri Ocidental, com o objetivo de fortalecer e elevar a competitividade da cadeia produtiva.
O PAT busca estimular a gestão dos pequenos negócios da região, com a oferta de crédito orientado e favorecimento da qualificação e padronização da produção. A Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom), por exemplo, contabiliza 210 produtores associados somente na caprinocultura leiteira, em que 80% acessam o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) Grupo B, pelo Agroamigo do BNB.
A Capribom estima um crescimento de 20% da produção de leite de cabra e derivados, para 2025. O gerente de negócios e responsável técnico pela cooperativa, Rubens Remígio, explica que a região de Monteiro concentra a maior produção do estado, com seis mil litros de leite produzidos diariamente. A cooperativa também é responsável por desenvolver 12 itens de derivados do leite de cabra.
“Estamos ganhando o reconhecimento do público, a exemplo de oito produtos que receberam medalhas de ouro e prata no Salão do Queijo da Paraíba. Isso nos motiva a buscar novos mercados institucionais e privados”, ressalta o representante da cooperativa.
Em junho, o BNB reuniu entidades e parceiros da cadeia produtiva do Cariri Ocidental na cidade de Sumé, no lançamento do novo PAT. “O Banco do Nordeste atua em sinergia com programas estruturantes preexistentes, como o Serviço de Inspeção Municipal consorciado do Cisco Agro, e em contato com os produtores que têm interesse em construir suas queijarias, de modo a ampliar a base de produção até o mercado de consumo” destaca o agente de desenvolvimento do BNB, Neymar Brito.






