Destaques

Assembleia Legislativa instala a CPI da Telefonia

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta quarta-feira (8) uma série de atividades parlamentares. Além de votar projetos e requeassembleia3_menorrimentos, o parlamento instalou a CPI da Telefonia e abriu o plenário para uma Sessão Especial sobre as potencialidades estratégicas da Paraíba.

Já no início das atividades, os deputados apreciaram 19 requerimentos sobre temas diversos, que foram discutidos e aprovados em turno único. Um destes requerimentos foi o Projeto de Resolução 11/2015, de autoria do deputado Dinaldinho Wanderley, que altera a redação do Art. 14 da Resolução nº 1.578/2012, do Regimento Interno da Assembleia, que trata da indicação da liderança da oposição e de dois vice-líderes.

CPI da Telefonia

Os trabalhos no plenário da ALPB seguiram com a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, que vai apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes e que atuam no Estado da Paraíba. A CPI da Telefonia funcionará por um período de 120 dias.

O presidente da Comissão, deputado João Gonçalves, destacou que ao final dos trabalhos serão tomadas todas as decisões em conjunto com os órgãos competentes e que o marco regulatório da telefonia celular no país será discutido. O número insuficiente de antenas, falhas no sinal e municípios sem cobertura das operadoras de telefonia são alguns dos problemas apontados pelo parlamentar como justificativa para a instalação da CPI.

A vice-presidente da CPI da Telefonia, Camila Toscano, acredita que após os trabalhos da comissão, os serviços de telefonia móvel deverão melhorar. Pois, atualmente, há muitos problemas que no dia-a-dia prejudicam a comunicação dos usuários paraibanos. Os deputados também irão viajar ao interior do estado para detectar e registrar queixas dos usuários.

O deputado João Bosco Carneiro foi escolhido como relator e os demais titulares da comissão são Anísio Maia, Inácio Falcão, Ricardo Barbosa e Janduhy Carneiro. Na suplência, estão os parlamentares Estela Bezerra, Raniery Paulino, Zé Paulo de Santa Rita, Hervázio Bezerra, Edmilson Soares, Tovar Correia Lima e Renato Gadelha.

Já na próxima segunda-feira (13), às 15h, a CPI da Telefonia fará sua primeira sessão pública, no plenário Deputado José Mariz, quando será estabelecido o cronograma de trabalho.

Potencialidades estratégicas da Paraíba

Também nesta quarta-feira, aconteceu uma sessão especial sobre “As potencialidades Estratégicas da Paraíba”, de propositura do deputado Ricardo Barbosa. De acordo com o deputado, a sessão teve o objetivo de debater e contribuir com trabalho realizado pelo Executivo, em realizações em parceria com a ALPB, com relação às potencialidades estratégicas da Paraíba.

A discussão focou em estratégias de desenvolvimento em cinco eixos: micrologística de transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicação e tecnologia da informação e capacitação do capital humano. Por sugestão do deputado Ricardo Barbosa, foi incluído outro módulo referente à questão hídrica do Estado.

“Não podemos encerrar essa preleção sem sugerir ao ilustre secretário, a inclusão de um outro módulo dentre esses eixos integrados de desenvolvimento da Paraíba que é o da segurança hídrica. Tema de extrema importância parar o desenvolvimento econômico do nosso Estado e um dos desafio do século XXI”, justificou Ricardo Barbosa.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Tárcio Pessoa, fez uma explanação sobre os “Eixos Integrados de Desenvolvimento”, estudo que aponta perspectivas de crescimento econômico da Paraíba para os próximos dez anos.

Ele apresentou números que comprovam o bom desempenho econômico e social da Paraíba no período de 2011 a 2014, que compreende o primeiro mandato do governador Ricardo Coutinho. O gestor também citou dados do estudo que projeta os caminhos de desenvolvimento do Estado por dez anos.

Tárcio Pessoa avalia que em tempo de crise econômica no país o Governo da Paraíba buscando o melhor caminho para sair dessa tempestade. “Estamos modernizando o estado e melhorando nossa capacidade de investimentos”, pontuou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Waldson de Souza e o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes da Silva, também participaram da sessão especial.
ALPB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios