Audiência pública para criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou nessa quarta-feira (3) a audiência pública para a criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá. Após as etapas de estudo técnico e participação popular, a publicação do decreto de criação do monumento no Diário Oficial do Estado será o próximo passo.
O evento foi realizado no ginásio da ECIT Luiz Gonzaga Burity, localizado no município de Ingá, e contou com a presença de muitas pessoas de forma presencial e on-line, incluindo estudantes, pesquisadores e autoridades.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, destacou o empenho do Governo do Estado em criar estratégias de preservação da área e ressaltou que o evento foi um marco histórico. “Este sítio arqueológico tem um potencial turístico gigante para toda a região. Não tenho dúvida nenhuma de que, com a estrutura do Centro Turístico que o Governo da Paraíba quer implementar no Monumento Natural, nós vamos receber turistas de todo o planeta. Este foi um processo que já dura décadas e hoje conseguimos realizá-lo”, declarou.
O coordenador técnico da Semas, Adroilzo Fonseca destacou a importância da preservação do patrimônio. “Quando falamos das Itacoatiaras do Ingá, o tempo é muito relativo. Existe uma história de décadas, de estudos e lutas de pessoas para a preservação desse patrimônio. Acredito que, mais importante ainda que o decreto, é que as Itacoatiaras do Ingá são um instrumento de educação e de preservação da nossa cultura”, afirmou.






