ONU aprova planos de segurança, mobilidade e saúde para a COP 30

A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos Federal, estadual e municipal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém.
Entre os dias 6 e 8 de agosto, o grupo de especialistas da UNDSS realizou inspeções nos locais que sediarão a COP30, além de hospedagens, sistemas de transporte, estruturas de saúde e segurança. O objetivo foi avaliar a preparação da cidade para receber os milhares de participantes esperados para a conferência.
“É gratificante ver a aprovação do esforço coletivo de todos, ao ouvir a ONU parabenizando e aprovando os planos de segurança, saúde e mobilidade, elogiando todas as ações apresentadas. Tudo isso é fruto do trabalho integrado que construímos, nós do Governo do Pará, com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém para que em novembro tenhamos a melhor COP30 já feita, com organização e segurança aos participantes”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan.
Participaram das reuniões órgãos de segurança, saúde e mobilidade dos Governos Federal e estadual e da Prefeitura de Belém. Todos apresentaram seus planos de ação, de forma individual e integrada, com seus respectivos pares nas três esferas. No campo da segurança pública, atuam conjuntamente
Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército Brasileiro, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e Secretaria de Segurança de Belém (Segbel). Mais de 10 mil agentes e militares estarão mobilizados para o evento.






