Parceria vai viabilizar culturas de algodão em assentamentos

A COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) e a Embrapa assinaram, na tarde da última quinta-feira, 2, um contrato que vai viabilizar a organização e capacitação produtiva de técnicos e agricultores com as culturas do algodão, gergelim, mamona e sisal nos 28 assentamentos acompanhados pela cooperativa. O título do projeto é “Capacitação produtiva de técnicos e agricultores de assentamentos da reforma agrária, através da metodologia de UTDs/escolas de campo” e o contrato foi assinado pelo presidente da COONAP, Jonas Marques de Araújo Neto, e o chefe geral da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa, com duração de dois anos, até março de 2016.

Na parceria técnica entre a COONAP e a Embrapa, caberá à cooperativa coordenar e executar o processo de Ater (Assistência Técnica de Extensão Rural) com os agricultores, atuando diretamente na organização dos grupos de interesse para a realização das capacitações modulares com as culturas trabalhadas pela Embrapa Algodão. Ainda de acordo com o contrato, cabe à COONAP disponibilizar uma equipe técnica para montagem, organização e acompanhamento de projetos específicos para implantação das Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs/escolas de campo), visando à consolidação de núcleos locais de produção.

A COONAP também vai viabilizar recursos, que serão captados através de projetos específicos, para o custeio de ações de capacitação de técnicos e agricultores e publicações necessárias ao processo de apropriação e adoção tecnológica. Para o presidente da COONAP, Jonas Marques de Araújo Neto, parcerias como a feita com a Embrapa são muito proveitosas e a expectativa é que as duas instituições consigam desenvolver o trabalho em conjunto com resultados bastante positivos.

A Embrapa Algodão estará, com a assinatura do contrato de parceria, disponibilizando equipe técnica para atuar na capacitação dos técnicos e agricultores assistidos e cooperando com a elaboração de projetos para a captação de recursos que permitam a execução dos trabalhos e ações necessárias ao desenvolvimento da parceria, além de disponibilizar sementes e mudas para a implantação de UTDs/escolas de campo matrizes.

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^