Cidades

Sessão especial debate a mobilidade por bicicletas

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (21), sessão especial para discutir a mobilidade por bicicleta em João Pessoa: ciclofaixas, desafios, segurança e o perfil do ciclista do município. O vereador Milanez Neto (MDB) presidiu a discussão.

“Semana passada, em conversa com a Universidade Federal, estava falando justamente sobre mobilidade urbana, utilizando o eixo do ciclismo como forma de mobilidade. É muito triste ver a realidade atual da cidade em relação ao tema. A gente só lembra do ciclista quando morre alguém em acidente. Hoje, a gente assiste as faixas exclusivas de ônibus sendo compartilhadas com o ciclista. As pessoas não conseguem entender o respeito que o ciclista precisa ter”, lamentou Milanez Neto.

Segundo o parlamentar, o ciclista disputa espaço com as pessoas que caminham nas calçadas. “As poucas ciclovias que existem na cidade, quando não estão destruídas, estão destruindo. Então, a gente precisa olhar, não apenas para o ciclismo esportivo, mas o ciclismo de trabalho. Hoje, parte do Ifood é entregue com pessoas que trabalham em bicicletas. Pessoas operárias da construção civil saem todos os dias às quatro, três e meia da manhã para trabalhar em bicicletas. A gente chama esse tema para ser discutido na cidade para que a sociedade entenda que mobilidade urbana não é apenas carro e ônibus. Podemos ter mobilidade urbana com calçadas estruturadas, com ciclovias sendo construídas no ambiente em que a gente vive”, acrescentou.

José Neto, diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob-JP), apresentou como está a malha viária de ciclovias na cidade. “Na nossa cidade temos um pouco mais de 121 km de malha cicloviária, dividida em ciclovia, ciclofaixa e ciclo rota. Estamos em um trabalho de expansão dessa malha cicloviária. Nos últimos quatro anos tivemos um aumento de 34 km de novas ciclovias e ciclofaixas. Estamos fazendo um planejamento para aumentar essa malha, inclusive fazendo a conectividade das ciclovias existentes”, informou.

CMJP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios