HOME_______________________________________________

Talentos do Brasil leva agricultura familiar para feira

Produtos artesanais que preservam os saberes  tradicionais, elaborados por agricultoras e agricultores familiares, que prezam pela conservação ambiental e a sustentabilidade estarão na 23ª  Craft Design.

O evento, referência em feira de negócios e tendências,  decoração e design, será realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 17  de agosto.

Os produtos do Talentos do Brasil serão apresentados  com 180 marcas nacionais e 64 importadas de 22 países para um mercado  sofisticado e exigente. Dez grupos produtivos do Talentos do Brasil Moda levarão seus produtos para a Craft Design.

Cestos feitos de babaçu fatiado, fitas bordadas com  frases, músicas e poesias, renda bordada em toalhas e almofadas,  guardanapos rendados, almofadas de algodão orgânico, caminhos de mesa  trançados com a fibra do buriti e com tingimento natural são exemplos do artesanato utilitário do Talentos do Brasil – projeto do MDA que  abrange 15 grupos produtivos de artesanato e um portfólio de mais de 1,5 mil produtos.

Além dos artigos de cama, mesa e banho, os grupos  levarão para a feira roupas e acessórios, como as mantas de lã e os  colares de crinas de cavalo, do grupo Lã Pura (RS). Outros nove grupos  estarão na feira: Babaçu Brasil (TO), Dois Pontos (PB), Renda Renascença (PE), Coopnatural (PB), Cá e Lá (BA), Mulher Peixe (MS), Florestas  (AM), Linho dos Lençóis (MA) e Canções de Bordar (BA). Juntos, eles  representam 450 famílias de artesãs.

O grupo Canções de Bordar trabalha bordados e fitas,  almofadas, chaveiros, jogo americano, porta lápis. Os produtos são  feitos por 19 artesãs e um artesão associado. Geraldina Ribeiro de  Souza, da Cooperativa Das Artesãs Canções de Bordar Ltda, a Coopcanções –  Canções de Bordar, espera fazer boas vendas no evento. “Como estamos no interior, quase não vendemos aqui. As feiras são nossa fonte de  negócios”, diz Geraldina, que vive na área rural no município de Santa  Rita de Cássia, na Bahia.

Evento   A Craft Design é uma feira de negócios que apresenta tendências  nas áreas de decoração, design e arte. Reúne mobiliário, objetos, design têxtil, presentes, artesanato contemporâneo, papelaria, artes  plásticas, joalheria.

O evento é direcionado a lojistas, fabricantes,  arquitetos, decoradores e profissionais do setor – empresários e  profissionais de todo o Brasil e do exterior. Semestralmente, promove a  integração de novos talentos e designers consagrados, com o setor  produtivo e seus canais de distribuição. Desde sua criação, em 2000, a  Craft Design adota rigoroso critério de seleção de expositores e um  apurado cuidado com a visibilidade de seus projetos.

Projeto   O Talentos do Brasil é uma iniciativa do Ministério do  Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura  Familiar, em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas  Empresas (Sebrae) e o Ministério do Turismo, com apoio da Associação  Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a Agência de Cooperação Alemã,  GIZ. O projeto une agricultoras-artesãs de 12 estados, em 15 grupos  produtivos.

As artesãs de fibra e sensibilidade e de raças  plurais são organizadas e qualificadas em comunidades rurais e dão forma aos segredos do feito-a-mão. O resultado tem sido coleções únicas, que  geram renda e melhoram a qualidade de vida dessas mulheres e suas  famílias.

O Talentos do Brasil tem como missão possibilitar o  intercâmbio e o aperfeiçoamento das artesãs, além de valorizar a  diversidade cultural no Brasil, na busca de resultados efetivos:  produtos de qualidade, de valor agregado, que gerem trabalho e renda.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^